segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cânion da Pedra - Jacinto Machado/SC

Sábado (13 de fevereiro de 2016) foi dia de conhecermos mais um interior de Cânion na Serra Geral em Santa Catrina. Partimos de Porto Alegre/RS às 04h40min, chegando em Jacinto Machado (240km de distância) às 7h40min. A estrada é muito boa, sendo que apenas nos 20 km finais (entre Sombrio e Jacinto Machado) a estrada é simples e em condições ruins.
Mas vale a pena rodar isso para fazer este trekking.
Nos encontramos em frente à Igreja Matriz de Jacinto Machado - eu a Débora, a Paty (irmã da Débora), a Thaise, o Hajiv (não tenho certeza que é assim que se escreve), a Maristela (guia), a Lú (condutora ambiental) e o Sérgio (Guia e Proprietário da "Na Trilha dos Canyons" - e seguimos em dois veículos por cerca de 15km entre asfalto e estrada de chão até chegarmos em uma propriedade na entrada do nosso trekking.

Todos prontos partimos então para enfrentar os cerca de 5km de trekking (ou cannyoning) até o Fundo das Bonecas, onde chegamos na Cachoeira Anna Schiratta. É um trekking pouco explorado por turistas, então a trilha é muito limpa e com alguns animais silvestres (no nosso caso fomos brindados com duas jararacas + um calango + um bugio fora inúmeros pássaros e insetos diferentes).




A trilha de ida é totalmente feita pelo rio Pai José, caminhando sobre seixos de pedras e pela água cristalina (cristalina mesmo). É inevitável molhar os pés, mas em um ponto é necessário entrar na água até a cintura, e, se quiser ir atá a cachoeira curtir o excelente poço para banho vai ter que nadar cerca de 4m e escalaminhar uma pedra (no nosso caso foi facilitada pelas cordas que o Sérgio instalou).













Chegando na cachoeira é impossível resistir ao poço de águas cristalinas, ali a gente se diverte muito.
O retorno do trekking é feito pelo mesmo caminho de ida, porém em um certo ponto pode-se entrar em uma trilha pelo mato para poder ganhar tempo na volta.


















Começamos o trekiing às 09h20min e retornnamos ao ponto de início da caminhada às 18h30mi, mas aproveitamos muito os poços de banho e a cachoeira. Tudo com muita tranquilidade.
Como SEMPRE, deixamos no local apenas nossas pegadas e trouxemos apenas fotos e lembranças.