quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

2º dia na Terra das Cachoeiras Gigantes - Prudentópolis/PR

Salto São Francisco
Nesse dia nós havíamos marcado para tomar café no “restaurante” do Recanto (está entre aspas por que é necessário agendar). O café é muito simples.
Durante o café o Sandro nos explicou como pegar um atalho para chegar na estrada do São Francisco. Pegando o atalho e indo direto por essa estrada foram 32,4km até o Parque São Francisco, que segundo nos disseram Guarapuava se apropriou. A estrada é bem ruim para carro baixo, então quem vai geralmente utiliza outra estrada mais longa e em melhores condições. Mas para quem está de carro alto vale muito passar por essa estrada, é muito bonita e possui uma serrinha bem íngreme.
No atalho já avistamos o Salto Gêmeos, que fica bem distante da estrada, mas pelo que disseram é daqui mesmo que se vê.

Chegamos no Parque e fomos nos informar da trilha na lancheria que tem por lá. O senhor Cássio apenas nos apontou onde começa, pois é muito bem sinalizada para descer até o rio, depois você vai acompanhando o rio para cima.
Do estacionamento até o rio São Francisco a trilha é fácil, são 3,2km de descidas bem fortes. Após chegar no rio começa a parte mais difícil, pois devido à sombra e a água constante, as pedras são bem escorregadias, aí são mais 1,2km com lindas paisagens.
Chegando na base do salto é quase impossível ficar seco, pois o “spray” e o vento que saem dos 196m de queda d'água deixa tudo bem encharcado.

Próximo à base do Salto São Francisco
Trilha para a base
Trilha para a base
Trilha para a base
Chegando na base
Como havia chovido muito na região nós entramos apenas na lateral do poço para tomarmos um banho e tirarmos algumas fotos.

Pedras ao redor do poço
Começamos a subir e encontramos um pessoal que nos falou de um desvio para ir direto ao topo do salto. A subida da trilha é bem cansativa, pois é extensa e inclinada. Fizemos o desvio até o topo mas mesmo assim é longa, pois para subir, passar nos mirantes, ir até o topo e no Salto dos Cavalheiros foram mais 5,1km.
Terminadas as trilhas fomos comer um picolé na Lancheria do seu Cássio, por incrível que pareça os preços são muito bons.
procurando o melhor ângulo

Salto São Francisco
Topo do Salto São Francisco
Salto dos Cavalheiros
No caminho de volta resolvemos seguir até o asfalto para ver se teria algum ponto mais próximo para ver o Salto dos Gêmeos, porém ninguém nos avisou que com o sol deste horário os saltos somem. Por esse trajeto foram 47,8km, ou seja, o atalho encurta 15,4km.
noite estrelada no camping













Nenhum comentário:

Postar um comentário